sexta-feira, agosto 25, 2023

 


TODAS AS CIDADES CAPIXABAS NA FEIRA DOS MUNICÍPIOS


Os 78 municípios capixabas vão participar da Feira.
Foto Comunicação Aderes 



Por Débora Pedroza

Comunicação Aderes

Mini carretela de Santa Teresa, polenta móvel, serenata italiana de Venda Nova do Imigrante, coagem de café de Brejetuba, moqueca de Conceição da Barra, rancho móvel de Ibatiba e mini tombo da papa de Itarana. Essa é só uma amostra do que está programado para acontecer na Feira dos Municípios que retorna ao Parque de Exposições de Carapina, na Serra, e tem início na próxima quinta-feira (31) e prossegue até o dia 03 de setembro.

Serão quatro dias para conhecer e desfrutar das tradições culturais, história e gastronomia de todo o Espírito Santo. Os 78 municípios do Estado estarão representados nas dez regiões turísticas, com uma variedade de estandes que vão apresentar a diversidade cultural, artística e gastronômica capixaba, desde a famosa moqueca até os doces típicos artesanais.


Diversas atrações culturais e gastronômicas serão
apresentadas na Feira dos Municípios. 
Fotomontagem OPC Jornal


--------------------CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE--------------------

Com expectativa de público recorde, a Feira dos Municípios se consolida como um evento essencial de fomento ao turismo e que está no calendário capixaba. Além de promover a valorização das tradições, a festividade cria um ambiente propício para o desenvolvimento de negócios e oportunidades. Na feira, os empreendedores locais terão a chance de divulgar seus produtos e serviços, estimulando a economia e fortalecendo a identidade cultural da região.

O diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, destaca o retorno da Feira dos Municípios é uma decisão do Governo do Estado como forma de valorizar o turismo, a cultura, o agronegócio e o empreendedorismo do Espírito Santo, além de dar visibilidade aos negócios que existem em cada região do Estado.

--------------------CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE--------------------


Gavani Filho: “A Feira dos Municípios é uma oportunidade de as
cidades apresentarem suas potencialidades e oportunidades".

Foto PSB ES  

“A Feira dos Municípios é um evento muito importante para o nosso Estado, pois vai conectar o capixaba com tudo o que há de melhor em todas as regiões do Espírito Santo. Nesse sentido, vai permitir que o visitante tenha uma experiência com nossa cultura, gastronomia, agronegócio, produtos e turismo, além de gerar renda para os nossos empreendedores”, afirmou Gavini Filho.


--------------------CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE--------------------

O secretário de Estado do Turismo do Estado, Weverson Meireles, comentou sobre o retorno da Feira. “A Feira dos Municípios é uma oportunidade de as cidades apresentarem suas potencialidades e oportunidades, além dos empreendimentos e atrativos turísticos para investidores, imprensa e todos os frequentadores do evento. O capixaba está com saudade da feira dos municípios e sua importância”,  pontuou

Já o presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, disse que o retorno da Feira dos Municípios é aguardado com entusiasmo pelos gestores municipais e por toda a população. Ele destacou que os prefeitos estão se mobilizando para o evento.


Luciano Pingo: prefeitos estão mobilizados para o evento.
Foto divulgação Prefeitura de Ibatiba

“Agradeço o envolvimento dos prefeitos neste momento de preparação e planejamento para a Feira dos Municípios, um dos eventos mais memoráveis do Estado, que dá a oportunidade de cada região apresentar seus potenciais e seus diferenciais turísticos, culturais e econômicos. Ao longo das próximas semanas, vamos continuar os encontros para contemplar todas as regiões turísticas do Espírito Santo”, ressaltou Luciano Pingo.


--------------------CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE--------------------


A Feira dos Municípios é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), e das secretarias do Turismo (Setur) e da Cultura (Secult), e a organização da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), com o Espírito Santo Convention & Visitors Bureau.

 

Um touro mecânico será uma das atrações da Feira.
Foto Ecos da Notícia

Conta também com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo(Crea-ES).


--------------------CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE--------------------


Atrações

A programação da Feira dos Municípios inclui 15 atrações musicais nos três palcos da feira, como Carlos Bona, Carlos Papel, Lula da Vitória, André Prando, DJ Zappie, Amaro Lima, Casaca, Emerson Xumbrega e Forró Bem Ti Vi. Na área externa do evento, terá um parque de diversões e infláveis gigantes para todas as idades, além de uma roda gigante de 25 metros de altura e o famoso touro mecânico.

Os visitantes também poderão apreciar uma encantadora exposição de flores. Para os pequenos, a mini fazendinha será um espaço lúdico especialmente preparado para a interação com os animais e momentos de diversão.


Uma roda gigante será outra atração na Feira dos Municípios.
Foto ES Hoje

Feira dos Municípios em números

78 municípios participantes vão expor produtos;

40 manifestações culturais representando as 10 regiões turísticas do Estado;

2.340 metros quadrados de praça de alimentação;

10 restaurantes temáticos;

Você sabia?

Desde os anos 1970, a Feira dos Municípios tem sido um marco cultural e gastronômico no Espírito Santo, e agora renasce com mais vigor, destacando as 78 cidades de acordo com as dez regiões turísticas do Estado. Após décadas de sucesso, este evento tão aguardado ressurge para mexer com a memória afetiva do capixaba e encantar novas gerações.

Um evento completo para toda a família.


--------------------CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE--------------------


Saiba mais

● A Feira dos Municípios trará de volta o famoso touro mecânico, relembrando os tempos passados do evento nas décadas de 1980 e 1990. O brinquedo proporciona momentos emocionantes e desafiadores aos participantes, testando suas habilidades de equilíbrio e destreza.

● No parque de diversões, será montada uma roda gigante, de 20x25 metros de altura.

● Cervejarias artesanais do Estado vão marcar presença na feira. A entrada é gratuita e o pagamento de R$ 5 do estacionamento pode ser substituído pela doação de 1 kg de alimento não perecível (os alimentos vão ser doados às comunidades do entorno, numa ação solidária).


SERVIÇO


Feira dos Municípios

Data: 31 de agosto a 03 de setembro de 2023

Local: Parque de Exposições de Carapina - Avenida Marginal, 5.196, Jardim Carapina, Serra.

Horários

31/08 (quinta-feira) – das 14h às 22h

1º/09 (sexta-feira) – das 14h às 22h

02/09 (sábado) – das 10 às 22h

03/09 (domingo) - das 10h às 18h

Estacionamento solidário: quem doar 1 kg de alimento não perecível, não precisa pagar os R$ 5 de estacionamento (as doações serão destinadas às comunidades do entorno do Parque de Exposições)






REDE DE FIBRA ÓPTICA INTEGRA SETORES DO GOVERNO ESTADUAL NA MAIORIA DOS MUNICÍPIOS CAPIXABAS


Em dois anos, houve um avanço de 229 pontos, em virtude do Projeto ES Digital.
Foto Tech Tudo

Por Eric Lopes Menequini
Comunicação Prodest

Trinta e três municípios capixabas já contam com os serviços da rede de fibra óptica do Governo do Estado. Esse número é resultado do Projeto ES Digital que proporcionou a chegada de uma estrutura de alta velocidade a 27 cidades do interior.

--------------------CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE--------------------

Além disso, escolas, delegacias, hospitais e outras repartições do Poder Executivo Estadual estão conectadas com o Data Center do Estado, central de dados governamentais, que fica na sede do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), em Vitória.

As repartições do Poder Executivo podem copiar
rapidamente grandes volumes de dados.
Foto ilustração Can Stock Photo

                                                                                                         --------------------CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE--------------------

Considerando os órgãos já atendidos na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), a rede de fibra óptica do Governo conta com 644 pontos. Nos últimos dois anos, houve um avanço de 229 pontos, em virtude do Projeto ES Digital, que prevê a implantação de pontos da rede de fibra óptica nos órgãos estaduais de 72 municípios, divididos em dois anéis (Norte e Sul).
Por meio de uma estrutura de alta velocidade, as repartições do Poder Executivo podem copiar rapidamente grandes volumes de dados, como backups, vídeos, fotos; acessar em tempo real as imagens de câmeras de videomonitoramento; e utilizar a telefonia VOIP e videoconferências, viabilizando a redução de custos.

Marcelo Cornélio:  "Desempenho mostra o esforço do Governo do Estado em
melhorar a infraestrutura tecnológica da Administração Pública".
Foto arquivo Prodest

--------------------CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE--------------------


Outros aspectos positivos da rede de fibra óptica governamental são criar condições para aperfeiçoar a arrecadação fiscal e facilitar o acompanhamento dos processos administrativos e judiciais
 
Competitividade
O Espírito Santo alcançou o segundo lugar no pilar “Infraestrutura” no Ranking de Competitividade dos Estados, organizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Um dos fatores que influenciou nesse desempenho foi o avanço em dez posições no indicador “Backhaul de Fibra Óptica” em relação a 2022, quando o Estado ocupava a 15ª colocação.

--------------------CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE--------------------


Na avaliação do presidente do Prodest, Marcelo Cornélio, o investimento feito pelo Governo do Estado, por meio do Projeto ES Digital em redes de fibra óptica, colaborou para a evolução capixaba no Ranking de Competitividade do CLP.  “Esse desempenho mostra o esforço do Governo do Estado em melhorar a infraestrutura tecnológica da Administração Pública. E isso é imprescindível para oferecer serviços cada vez melhores aos cidadãos”, pontuou Cornélio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário