quinta-feira, janeiro 19, 2023

SE NÃO DISSE, DEVERIA TER DITO

 

ESCLAREÇO-LO PORQUE DÊVO-LO (sic)


Edição atualizada em 19/01/23 às 11:26h

Por Guilherme Augusto Zacharias

Sobre a nota acima, publicada abaixo na coluna Boteco do Editor, com o título 'Porque qui-lo', o eminente professor colatinense de Língua Portuguesa, Olney Braga, em contato com este escriba, revela tratar-se de fake news a frase "Fi-lo porque qui-lo", atribuída ao ex-presidente Jânio Quadros (1917-1992) e já inserida no anedotário brasileiro há décadas.

Olney Braga, que também é escritor, ensina a
Língua Portuguesa na sua página no Facebook
.
Foto arquivo pessoal

Braga afirma que “sobre a frase atribuída a Jânio Quadros, digo-lhe que se trata de fake. O ex-presidente, dominador da nossa língua, jamais proferiria nem escreveria tal frase, uma vez que o correto seria: Fi-lo porque o quis”. E continua. “A conjunção ‘porque’ atrai o pronome oblíquo "o", impedindo, pois, que ele apareça depois do verbo, sob a forma "lo", ensina.

O texto, saborosíssimo, da nota em questão foi surrupiado da publicação original da página pessoal no Facebook do não menos proeminente professor de Jornalismo e escritor Adilson Vilaça, atual secretário de Cultura e Turismo de Colatina.

Adilson Vilaça escreve suas quadras
na sua página no Facebook.

Foto Gilberto Paulino


No diálogo com Olney, apressei-me em dizer que iria alertar o Vilaça sobre o fato…

… -Preciso alertar o Adilson Vilaça sobre isso - disse eu, rindo.

-O Adilson deve saber disso - retrucou Mestre Olney, de pronto. 


Claro que sabe. Mas quem, depois de ter um insight  porreta desse, resistiria a torná-lo público? O ‘pai’ da ideia não resistiu. O Boteco do Editor também não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário