terça-feira, janeiro 17, 2023

CULTURA, ECONOMIA, TECNOLOGIA E MAIS...

 Edição atualizada às 21:40h



PARCERIA GARANTE ATIVIDADES 

CULTURAIS EM MARILÂNDIA


Encontro de Carros Antigos está 
entre os eventos contemplados

O prefeito Augusto Ferreira (ao centro, de barba) com os responsáveis
pelos projetos culturais contemplados na parceria.

Foto divulgação PMM


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O prefeito de Marilândia, Augusto Ferreira (PSB), assinou, na quinta-feira 12, Termo de Compromisso dos projetos contemplados no Edital de Seleção de Projetos Culturais, publicado em agosto de 2022, e que envolve 11 atividades na área da cultura no município, uma delas, o Encontro de Carros Antigos, que já está na sua segunda edição na cidade, mas que agora contará com maior apoio do poder público.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Encontro de Carros Antigos foi um
dos 11 eventos contemplados.

Foto George Casotti

A Seleção de Projetos Culturais é uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, por meio do Funcultura, Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo, que apoia as atividades culturais capixabas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Também foram contempladas as atividades Serenata Italiana Cantarolando com o Coral, Vestindo Marilândia, Artesanatos Cores da Terra, Manutenção de Grupo de Dança, Crochê e Café, Exposição de Artesanatos Arte Della Mani, Memórias em Madeira, Feira de artes, Artesanatos e Variedades, Pedagogia da Alternância Contribuindo para a Promoção da Educação do Campo, Oficina de Produção de Vídeos áudios visuais.




COOABRIEL AMPLIA MERCADO 

EXTERNO COM  CAFÉ CONILON


Em 2022, a cooperativa exportou 
quase 120 mil sacas


Cooabriel: abertura de novos mercados e comercialização de cafés especiais.
Fotos divulgação Cooabriel


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Com Notícias Cooabriel


A Cooabriel encerrou 2022 com um volume de exportação superior a 118 mil sacas de café. Isso equivale a cerca de 10% do volume de conilon exportado pelo Espírito Santo no período. Os números tornam-se ainda mais expressivos se for levado em consideração que na lista de exportadores figuram empresas multinacionais já muito tradicionais neste mercado.

O projeto de abertura e conquista dos mercados internacionais foi iniciado em 2020 e os primeiros volumes exportados tiveram como destino os Estados Unidos, no segundo semestre daquele ano. A partir disso, as negociações internacionais se consolidaram e permanecem em expansão.

As exportações equivalem a cerca de 10% do volume de café conilon exportado pelo Espírito Santo.

O superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi, afirma que “a expansão da exportação fazia parte do plano de atividades para 2022 da cooperativa, especialmente a abertura de novos mercados e a comercialização de cafés especiais. “Todo o trabalho de entrada no mercado internacional feito até agora foi determinante para entendermos mais sobre esse mercado e como ele funciona. Agora, um dos nossos propósitos é trabalhar para ampliar os volumes exportados”.  

O café buscado é o considerado especial, com alcance superior a 80 pontos nas provas de classificação. Foto Internet

Esses novos mercados são exigentes em termos da qualidade. O café buscado é o considerado especial, com alcance superior a 80 pontos nas provas de classificação, que exige cuidados específicos nos processos de colheita e pós-colheita. Além dessas características, alguns mercados são altamente exigentes também com questões relacionadas à sustentabilidade e à rastreabilidade da cadeia produtiva.


Carlos Pandolfi: trabalhar para ampliar as exportações.

A cooperativa tem trabalhado de forma a conscientizar seus cooperados a respeito dessas exigências, a fim de que sejam adotadas boas práticas na produção. Através de capacitação, orientação técnica e da participação em programas que visam qualidade e sustentabilidade, os produtores têm oportunidade de se tornarem mais conscientes e assertivos nos processos produtivos.  Pandolfi ressalta ainda que para consolidar a presença no mercado externo, é preciso reforçar essas ações.  

Renata Vaz: manter os mercados atuais e
buscar por novas possibilidades.


Para 2023, há a expectativa de que o avanço nas exportações continue sendo uma realidade. Os objetivos giram em torno de manter os mercados atuais, além da busca por novas possibilidades. Sobre isso, a gerente de exportação e sustentabilidade da Cooabriel, Renata Vaz, comenta: “Planejamos continuar nossas ações de expansão, participando de eventos e outras agendas. Consideramos importante conhecer de perto os mercados e seus consumidores, para termos mais entendimento de como ele se comporta e para sermos mais assertivos ao apresentar nosso café conilon,” finalizou Renata. 




NO BBUTTON SPACE COLATINA, PRIMEIRO ESPAÇO COWORKING DA CIDADE, PREFEITO ASSINOU LEI DE INCENTIVO ÀS STARTUPS 


Prefeitura  cria projeto para acolher empreendedores 
empresas de pequeno porte


Guerino Balestrassi: "É daí que sairão as novas oportunidades
de geração de emprego e renda da cidade."

Fotos Secom Colatina



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Com Secom Colatina


O prefeito Guerino Balestrassi assinou na quinta-feira 12, o projeto de lei que incentiva a contratação de startups locais pelo Poder Executivo Municipal. A lei foi assinada durante a inauguração do primeiro espaço de coworking da cidade, o Bbutton Space Colatina.


Os startups terão atenção especial
do poder público municipal.

Com a nova lei, startups com sede em Colatina poderão firmar contrato com o poder público, tendo a garantia de segurança jurídica e oportunidades de implementar soluções inovadoras em diversas áreas.

O prefeito Guerino Balestrassi destacou que “esse ambiente da Ciência, da Tecnologia e da Inovação é a grande novidade. É daí que sairão as novas oportunidades de geração de emprego e renda da cidade, principalmente para o público jovem”.

Coworking são espaços compartilhados de trabalho e de recursos voltados para empreendedores e empresas de pequeno porte, como as startups.






Na imprensa por aí...




RENOVA

RESTAURAÇÃO


Mariana (MG) tem de volta patrimônio restaurado



Foto divulgação Renova


A casa vai abrigar parte do acervo musical da cidade histórica

Leia aqui


JB

Economia


O bilionário inútil

Foto Giuliana Miranda


Jorge Paulo Lemann no centro do escândalo da Americanas


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



G1

TERRORISMO

Vovó, vovó...


Foto Internet


Dona Fátima, além de traficar, resolveu aterrorizar

Leia aqui


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



MEIO & MENSAGEM

NOVO PATROCINADOR


Sai Americanas, entra Mercado Livre


Eduardo Knapp/Folhapress

Com a cota Big, empresa será uma das maiores patrocinadoras do Big Brother Brasil

Leia aqui



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




O LIBERAL

COCOROCÓ


Goleiro do CSA engole frango tamanho chester





Quase do meio de campo, falta foi batida sem muitas pretensões

Assista aqui







CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




LIDERANÇAS PARA O FUTURO


Clique para assistir


O ex-prefeito de Baixo Guandu, Neto Barros, (PCdoB), indignado e preocupado com o deslocamento que a maioria da população tem da realidade que a cerca, veio a público conclamar a sociedade a se engajar num novo projeto de futuro. “Vamos buscar novas lideranças e criar novos programas que serão entendidos, discutidos e incorporados por todos; aí teremos um rumo definido”, diz Neto.


EMBRAPA PROCURA PARCEIROS




A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa está à procura de parceiro para a produção, em escala industrial, de suco 100% natural de sabores misturados (blends) de frutas da região amazônica, desenvolvido pela Embrapa Amazônia Oriental. As frutas são o açaí, o cupuaçu, a acerola, o taperebá, a graviola e o camu-camu. Segundo a Embrapa, o sabor apresentado, resultado dessa mistura, são os mais bem aceitos e nutricionalmente mais eficazes na colaboração com a saúde dos consumidores. Interessados podem entrar em contato com a Chefia Adjunta de Transferência de Tecnologia pelo e-mail cpatu.chtt@embrapa.br  .




NOUTRA GESTÃO


Autorretrato


Além de condenar ‘veementemente’ as agressões às instituições e os crimes cometidos contra o patrimônio público, no dia 8 de janeiro em Brasília, em nota oficial, a Prefeitura de Pancas esclarece que Marcos Alexandre Matavelli (foto) ‘esteve’ vice-prefeito do município entre 2013 e 2016, e que “Não tem nenhum vínculo, participação, ou qualquer ligação política com a atual gestão”. Matavelli participou dos atos terroristas na Praça dos Três Poderes, mas, apesar de identificado, não há notícias de mandado de prisão contra ele.


PROTEÇÃO A TERRORISTAS


Foto divulgação Exército Brasileiro

O comandante do Exército, general Júlio César de Arruda (foto), deu fuga a diversos criminosos acampados em frente ao QG do Exército que participaram dos ataques à capital nos dias 12 de dezembro e 8 de janeiro passados, quando do cumprimento da ordem judicial expedida pelo ministro Alexandre de Moraes (STF/TSE) para o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. 
Haverá punição?
Na mesma decisão estava a determinação para que os acampamentos em frente aos quartéis fossem dispersados pelas forças policiais no prazo de 24 horas, o que, no caso de Brasília, não foi permitido pelo comandante. “Vocês não vão prender gente aqui”, teria dito o militar às forças policiais que foram cumprir o mandado expedido pelo STF, em flagrante delito de desobediência a uma ordem judicial. 




PORQUE QUI-LO


Arte Zé Dassilva


“De Jânio, o intranquilo: ‘Fi-lo porque qui-lo’ - veio novo estilo: ‘Jet Ski-lo e cloroqui-lo porque qui-lo! E daí-lo?’”

Adilson Vilaça


Nenhum comentário:

Postar um comentário