segunda-feira, maio 09, 2022

AVULSOS, MAS, UNIDOS

EM COLATINA, ASSOCIAÇÃO VALORIZA O TRABALHO DOS MOVIMENTADORES DE MERCADORIAS, OS CHAPAS


Por Guilherme Augusto Zacharias

Da esquerda para a direita, João Pereira, Adilson de Souza, Adílio de Souza, Eliés Armínio e o presidente da Associação, Carmino Carleano: união em defesa das oportunidades de trabalho e da dignidade dos chapas avulsos.    Foto OPC


Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito, Senatran, vinculada ao Ministério da Infraestrutura, existem no Brasil cerca de 3,5 milhões de caminhões em circulação. Destes, boa parte transportam, além de mercadorias, uma figura ao mesmo tempo desconhecida da maioria da população, mas de fundamental importância para caminhoneiros, empresas de transporte e atacadistas. 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais conhecidos como chapas, os movimentadores de mercadorias são indispensáveis na carga e descarga de diversos produtos transportados por caminhões que chegam todos os dias aos mais variados rincões do País. Em muitos lugares, eles podem ser vistos à beira da estrada tentando a sorte, aguardando a chegada de um caminhoneiro que os contrate para alguma empreitada. São conhecidos como chapas de rua.




Carleano: todas as vantagens aos associados. Foto OPC



Nesses casos, o chapa exerce a profissão por sua conta e risco, sem vínculo profissional formalizado, ficando mais vulnerável à falta de cobertura em casos de acidente ou qualquer outro contratempo que porventura aconteça no exercício da sua atividade. Ao contrário, aqueles trabalhadores vinculados a alguma associação de classe têm garantidos seus direitos permanentemente na vigência de sua filiação.


“O chapa avulso associado é segurado pelo INSS, têm o seu FGTS, 13º salário, repouso remunerado e trabalha para as empresas uniformizados”, revela Carmino Carleano, presidente da Associação de Movimentadores de Mercadorias em Geral - Chapa Avulso - de Colatina, citando algumas das vantagens que o chapa avulso encontra ao se filiar à Associação da categoria, relação regulamentada pela Lei 12.023/09.  



Pereira: "Precisamos de outros tantos ou mais". Foto OPC


 Estrutura  

Localizada na avenida Delta, em frente à Praça do Sol Poente, a Associação conta com departamento contábil, tesouraria e jurídico à disposição dos 128 chapas filiados. Inúmeras empresas de diversas regiões do Brasil têm acordos coletivos assinados com a Associação de Movimentadores de Mercadorias de Colatina, entre elas, Unimarka, Embrepar Automotiva, Patrus Transporte, Conab e Bertolini. “Aqui, todos os dias há trabalho; já somos quase 130 trabalhadores, mas precisamos de outros tantos ou mais para atender a demanda”, atesta o tesoureiro da Associação, João Pereira, vinculado à instituição desde 1989. 

  


Chapas de rua não associados ficam expostos às incertezas
e inseguranças no ambiente de trabalho
. Foto Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário